Dia da Música Europeia
Hoje, 21 de Junho, é o dia da música europeia.
Há 49 anos que eu corro atrás da música que, vinda da Europa, dos vários cantos da Europa, fui captando através dos meus ouvidos.
Por isso, hoje, tantos anos depois, vou prestar a minha homenagem a toda a música europeia.
Não vou escolher Beethoven, não vou escolher Mozart, não vou escolher Verdi, não vou escolher Bach, não vou escolher Richard Wagner, nem nenhum de muitos famosos músicos que deixaram e continuam a deixar a Europa atenta a sons inesquecíveis.
Também não vou escolher muitas das músicas ligeiras europeias que me encantaram desde os anos 60.
Mas vou escolher uma! .. ou melhor ... duas!
Duas que vão representar todas por igual. Pelo menos, todas aquelas que conquistaram os meus ouvidos!
And the Winner is ... Sylvie Vartan!
Si je chante, c'est pour toi.
Eu sei, eu sei que ela sempre cantava para mim
Quem me dera dizer isto tão alto que a Sylvie pudesse ouvir onde quer que se encontre. E quem me dera, que ela não só ouvisse o título, mas eu ser capaz de dizer e cantar a sua bela canção!
Foi com ela e com muitos outros que eu aprendi a gostar da música que nos vinha de França, da Inglaterra, da Itália, ... dos vários pontos da Europa.
Honro a todos por igual mas, a portadora dessa honra é, e será sempre, a Sylvie Vartan.
Longos anos a ti e á tua música Sylvie Vartan.
Et, je le sais aussi, q'ele etais, elle est, "la pluis belle pour aller dancer"